04/08/2012

Olimpidas de 2012.

Nada melhor que recomeçar o blog falando das Olimpiadas de Londres 2012.



O lema dos jogos esse ano é : "Live is one" ("Viva como se fosse o único"). A abertura ocorreu no dia 27 ( e eu não assisti) e será encerrada dia 12. 

Seus dois mascotes são Wenlock e Mandeville. São duas gotas de aço feitas em animação de cartoon. 

Ao todo,serão disputadas 29 modalidades de 26 esportes: 
· Atletismo
· Badminton
· Basquetebol
· Boxe
· Canoagem
· Ciclismo
· Esgrima
· Futebol
· Ginástica artística
, rítmica e Trampolim
· Handebol
· Halterofilismo
· Hipismo
· Hóquei na grama
· Judô 
· Luta (livre e greco-romana)
· Natação
· Nado Sincronizado
· Saltos Ornamentais
· Pólo Aquático
· Pentatlo Moderno
· Remo
· Taekwondo
· Tiro
· Tiro com arco
· Tênis
· Tênis de Mesa

· Triatlo
· Vela
· Voleibol 
 e  Vôlei de Praia
E como eu sei que vocês não sabem o que é metade dessas coisas (eu tambem nao sei) aqui vai um breve resumo sobre cada modalidade :

O atletismo é um conjunto de atividades esportivas (corrida, saltos e arremessos).As principais modalidades do atletismo são:
Corrida de pista
É a mais tradicional competição do atletismo e envolve várias provas.
- Corridas disputadas em pistas ovais (cada atleta corre numa faixa): 100 metros rasos, 200 metros rasos e 400 metros rasos,
- Corridas de Meio Fundo (os atletas não precisam ficar na raia): 800 metros e 1.500 metros.
- Corridas de Fundo (dentro da pista): 5.000 metros e 10.000 metros.
- Maratona (disputada nas ruas): percurso de 42,19 km.
Corridas com obstáculos
São realizadas dentro dos estádios e se dividem em quatro modalidades: 100 metros (feminino), 110 metros (masculino), 400 metros (masculino e feminino) e 3.000 metros (feminino e masculino).
RevezamentoAs provas de revezamento são disputadas por grupos compostos por quatro atletas cada. Cada atleta corre um quarto da pista e passa um bastão para o atleta seguinte de sua equipe.
Saltos
- Salto em distância: o atleta corre numa pista, de no mínimo 40 metros, e deve efetuar o salto antes de uma tábua de 20 cm de largura. Ao cair na areia é feita a medição da distância obtida. Vence o atleta que conseguir o salto com maior distância.
- Salto em altura: nesta competição o atleta deve percorrer uma pista (mínimo de 20 metros) e com uma vara saltar por cima do sarrafo (barra horizontal). O atleta pode tocar o sarrafo, porém o mesmo não pode cair. A altura vai aumentando a cada salto positivo. Vence o atleta que conseguir saltar maior altura sem derrubar o sarrafo.
Arremessos e Lançamentos
Existem quatro modalidades nesta categoria: arremesso de peso, lançamento de dardo, de marte e de disco. Em todas elas, vence o atleta que conseguir arremessar o objeto a uma distância maior.
Decatlo
Praticada por homens, numa mesma prova são envolvidas dez modalidades do atletismo. As modalidades do decatlo são: corrida (100 metros), salto em distância, salto em altura, lançamento de peso, 400 metros, 110 metros com barreira, lançamento de disco, lançamento de dardo, salto com vara e corrida de 1500 metros. Vence o atleta que conseguir maior pontuação no geral das provas.
Heptatlo
Prova combinada somente para mulheres. Envolve sete modalidades do atletismo: 100 metros com barreira, lançamento de peso, lançamento de dardo, salto em altura, salto em distância, corrida de 200 metros e 800 metros. Vence a atleta que conseguir maior quantidade de pontos no geral.

O Badminton é um esporte muito parecido com o tênis, porém, no lugar de uma bola utiliza-se uma espécie de peteca. Na prática deste esportes são exigidas várias habilidades como, por exemplo, agilidade, força física, velocidade, reflexo, flexibilidade e resistência física.

A canoagem é um esporte náutico, praticado com a utilização de embarcações (canoa ou caiaque). 
Principais modalidades de canoagem
Canoagem de velocidade
É a mais popular sendo é disputada em canais de 2 km de comprimento. Nas Olimpíadas são disputadas competições em percursos de 500 m e 1000 m. As competições são realizadas com um, dois ou quatro canoístas por canoa. As embarcações usadas (caiaques ou canoas) são bem rápidas, porém instáveis.
Canoagem Slalom
É praticada em percursos de 250 e 300 metros. Os canoístas devem passar por 18 a 25 portas, com o menor número de erros possível e num menor espaço de tempo. Entrou como modalidade olímpica em 1992.
Canoagem Oceânica
Praticada com embarcações especiais para o mar, o objetivo desta modalidade é cumprir determinados percursos no oceano. Apresenta um elevado grau de dificuldade.
Canoagem Maratona
Nesta modalidade os percursos são elevados (de 15 km para cima). É uma competição que envolve grande esforço físico e resistência por parte dos canoístas.
Caiaque-Pólo
Competição envolvendo duas equipes em que os jogadores utilizam canoas para se movimentarem pela área de jogo. É disputado em rios, piscinas ou lagos. O objetivo é marcar o maior número de gols.
Freestyle
Modalidade recente de canoagem. O canoísta deve fazer manobras e movimentos específicos na onda de um rio, num determinado período de tempo. Cada manobra vale pontos para o canoísta.

A esgrima é um esporte de combate em que os competidores (esgrimistas) utilizam armas brancas (florete, sabre e espada) para atacar e defender.

O hipismo é um esporte muito antigo, praticado por um homem e seu cavalo. Suas provas  são :
Adestramento
Nesta prova, o cavaleiro deve executar uma série de movimentos num determinado período de tempo. Os jurados avaliam o competidor com notas de 0 a 10.
Saltos
Nos saltos, o cavaleiro deve transpor, com seu cavalo, de 12 a 15 obstáculos numa pista que mede de 700 a 900 metros. O cavaleiro deve fazer duas vezes o percurso da prova. O vencedor será o cavaleiro que errar menos (conquistando mais pontos) em menos tempo. Potência, força, velocidade e obediência do cavalo são fundamentais nas competições de saltos.
CCE (Concurso Completo de Equitação)
Reúne provas de adestramento, cross country e salto. As provas são feitas em um ou três dias. O cross country é realizado numa área que simula um ambiente natural, sendo que o cavaleiro deve passar por obstáculos naturais (tanques de água e troncos de árvores). Vence o cavaleiro ou equipe que somar o maior número de pontos negativos (errar menos), além de apresentar habilidades durante a equitação (harmonia com o cavalo, obediência, resistência e habilidade).


São esses os mais interessantes ao meu ver.

Mas, ah! As olimpiadas. Todo aquele clima de competição pairando no ar. Uma só emissora brasileira transmitindo. (Boa sorte Record, tu merece crescer) E agente aqui babando por que Paul McCartney cantou no show de abertura.
E quem estará no encerramento?
 Spice Girls (em uma sua volta ao mundo da música), George Michael, Take That, The Who e o ex-vocalista do Oasis, agora no recém-formado Beady Eye, Liam Gallagher e algumas bandas ainda não confirmadas, mas que eu só vou colocar aqui se forem mesmo cantar lá.

Ah, e como esta o Brasil nessas Olimpíadas? Estamos no 21° lugar, com  uma medalha de ouro, uma de prata e quatro de bronze.

Bom, torcendo para o Brasil e  esperando The Who na cerimonia de abertura.

Xoxo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário